
A ASA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que apóia o desenvolvimento das comunidades de Silves, vila em uma ilha do Rio Urubu a 330 km de Manaus, na Amazônia brasileira. A associação colabora diretamente com a Associação Solidariedade Amazônas, parceira da FUSAM responsável pelo projeto no Brasil. A FUSAM e a ASA trabalham em estreita colaboração com o Instituto de Desenvolvimento da Pecuária, Agricultura e Florestas Sustentáveis do Estado da Amazônia (IDAM) e o Instituto de Pesquisas Estatísticas da Floresta Brasileira (IBAMA).
Localize a área com mapas do Google
História: A associação FUSAM, cuja sede FUSAM está localizada em Delémont, foi fundada em 2004 após uma viagem de um jovem casal de Delémont à Amazônia brasileira. Dada a extrema pobreza encontrada na vila de Silves, surgiu a ideia de criar uma associação de solidariedade social em Silves. Vinte cidadãos locais se reuniram em uma assembléia constituinte e assim nasceu a ASA em outubro de 2004. De volta à Suíça, o casal, por sua vez, reuniu algumas pessoas de sua comitiva para criar o FUSAM.

Dada a oferta de emprego muito limitada em Silves, o objetivo da associação FUSAM foi rapidamente dar trabalho a pessoas das mesmas famílias e com isso promover a escolarização das crianças.
Para isso, o comitê brasileiro foi solicitado a realizar estudos de mercado com o objetivo de pensar como apoiar as famílias mais carentes. Tratou-se primeiro de montar uma oficina de costura, depois de implantar plantações de mandioca, laranjeira ou mesmo acerola. Por fim, manteve-se a ideia de uma plantação de café robusta (conilon). De fato, esses alimentos são facilmente conservados e não é complicado vender o café verde. As plantações têm ainda a vantagem de permitirem, no intervalo das colheitas, plantar outras frutas e legumes – bananas, laranjas, etc. – que as famílias agricultoras também podem consumir.
A ASA tem como objetivo promover a produção agrícola em geral, a cafeeira em particular, promovendo a produção de qualidade de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Por um lado, a ASA pretende permitir aos habitantes de Silves gerar um rendimento familiar a partir do trabalho digno e, consequentemente, aumentar a sua qualidade de vida. A ASA deseja, por outro lado, prestar apoio duradouro às famílias pertencentes a uma região sem indústria. Neste, a associação abranda o êxodo rural para os centros urbanos e combate a pobreza e a delinquência ao permitir a escolarização dos filhos das famílias associadas.
As atividades da ASA permitirão que essas famílias alcancem uma melhor qualidade de vida e, assim, quebrem o circuito de pobreza em que esta comunidade vive permanentemente. Graças à produção de café (colheita e venda) e de uma variedade de frutas e legumes destinados ao consumo, as famílias poderão, em total autonomia, assegurar um nível de vida digno à sua família (alimentação, habitação, recursos básicos, etc. .) . Eles viverão juntos em condições decentes: a ruptura do círculo familiar não será mais necessária.
Desde o lançamento do projeto, os dois parceiros FUSAM e ASA cuidaram tanto da manutenção da infraestrutura quanto do acompanhamento administrativo e financeiro do projeto. A ASA apoiou os sócios nos seus processos administrativos e cívicos. Estas etapas consistem nomeadamente na escolarização dos filhos e na obtenção dos documentos oficiais relativos aos terrenos dos sócios. Os dois parceiros contribuem assim para garantir às famílias uma forma de segurança social e administrativa a longo prazo.
No geral, a filosofia e a abordagem da ASA exigem a participação ativa de seus membros e de seu grupo de apoio. A ASA comunica amplamente e implementa várias atividades para aumentar a conscientização entre a população de Silves e ao redor, inclusive por meio de vendas de atividades sociais etc. Estas atividades permitem obter fundos dos quais depende o futuro do projeto.
Todas as pessoas que trabalham na FUSAM e na ASA são voluntárias e exercem suas funções nas horas vagas. Em Silves, são os agricultores (famílias e membros) que assumem o trabalho inerente às plantações de café.
Estatutos da associação
FUSAM – Caixa Postal 2106 – 2800 Delémont 2 – Tel. +41 78 814 84 07 – contact@fusam.ch
